Neste artigo, damos algumas dicas para quem quer abrir uma revendedora de carros e ainda não sabe o que é necessário para estruturar o negócio. Continue lendo para receber dicas de gestão e vendas.
O que é uma revendedora de carros
Revendedoras de carros são empresas especializadas na negociação de automóveis seminovos ou usados adquiridos e negociados entre terceiros. Elas se diferem de concessionárias porque não estão limitadas às negociações de marcas e montadoras específicas (ainda que algumas lojas trabalhem assim).
Revendedoras de carros possuem grandes particularidades na forma de negociação porque podem apresentar muitas formas de aquisição de veículos. Para lojas mais estabelecidas, é possível até mesmo criar programas de financiamento para veículos seminovos.
Além disso, é muito comum que as revendedoras aceitem carros usados como entrada ou parte do pagamento, o que facilita a vida dos clientes e garante mais oportunidades para os times comerciais.
O que é necessário para abrir uma revendedora de carros
Abaixo, separamos cinco aspectos importantes para abrir uma revenda automotiva. Confira.
Aspectos legais
Revender carros não é um processo tão simples quanto parece. Existem algumas obrigações fiscais e legais para os donos das lojas.
Para começar, as lojas devem estar registradas em CNPJ regularizado, com todos os impostos pagos em dia. Isso também trará mais credibilidade ao seu negócio, já que eventuais compradores podem jogar o nome da empresa e seu registro na internet para saberem mais.
Outro ponto importante é o contrato de compra e venda e as informações que devem constar nele.
A lei Nº 13.111/15 estabeleceu a obrigatoriedade do registro de informações sobre o valor dos tributos incidentes (débitos de veículos) sobre a venda e a situação de regularidade do veículo quanto a furto, multas, taxas anuais, débitos de impostos, alienação fiduciária ou quaisquer outros registros que limitem ou impeçam a circulação do veículo.
Veículos
É claro que uma das coisas mais importantes numa revenda automotiva são os carros. Saber onde adquirir os veículos é fundamental, já que carros de procedência duvidosa podem ter problemas na documentação ou ainda serem de origem ilegal.
Algumas revendas optam por trabalhar com automóveis sinistrados ou de leilão, mas isso significa muitas vezes abaixar a margem de lucro – já que esses carros não seguem a tabela FIPE, e ainda investir tempo e recursos na manutenção e reparo desses veículos.
Outras lojas preferem “garimpar” e buscar por conta própria alguns carros, olhando anúncios na internet e negociando com vendedores autônomos. Isso, claro, exige capital para começar, mas é um excelente ponto de partida.
Vendedores
Quem quer vender carros precisa de uma equipe de qualidade capaz de ajudar na negociação de automóveis, prospecção de novos clientes, organização do espaço de trabalho e muito mais.
Encontrar bons vendedores é difícil, por isso, invista em perfis profissionais promissores e ofereça treinamentos de qualidade para ajudar na formação da sua equipe. Essa é uma forma de fidelizar a equipe, aumentar a lealdade e ainda garantir que, quando seus clientes chegarem, serão bem atendidos.
Outro aspecto importante sobre os vendedores é o estabelecimento da comissão. Existem diferentes tipos de comissões que podem ser implementadas dentro de uma revendedora de carros, as principais são:
- Comissão variável
- Comissão no faturamento
- Porcentagem sobre a venda
- Porcentagem sobre o lucro
- Porcentagem sobre a entrada financeira
Espaço físico
Com a internet, hoje, os espaços físicos são cada vez mais opcionais para os negócios. Contudo, o mercado de automóveis ainda pressiona bastante para esse tipo de estrutura. Isso porque os clientes querem ir até o local para poderem analisar o veículo, conversar com os vendedores e até mesmo entender qual o perfil da loja e se é de confiança ou não.
Ter um espaço que comporte diversos carros, contudo, exige que os donos de revendedoras de carros escolham muito bem o espaço onde irão trabalhar.
A localização é um aspecto importante para analisar na hora de alugar um espaço comercial. Locais muito distantes serão mais baratos e podem ser maiores, mas lojas no centro chamarão mais atenção – ainda que sejam muito mais caras pela metragem quadrada.
De olho na FIPE
Uma coisa muito importante para quem trabalha com automóveis seminovos e usados é acompanhar a tabela FIPE que é atualizada mensalmente para saber qual a avaliação e desvalorização dos principais veículos no mercado brasileiro.
Por via de regra, na hora de calcular a desvalorização média de um automóvel, saiba que:
- nos primeiros 2 anos, a desvalorização anual é de 20%;
- a partir do terceiro ano, a desvalorização anual é de 5%.
Outros aspectos ainda afetam muito o valor, como a conservação do automóvel, quilometragem rodada, histórico de compra e venda (apenas um dono ou vários, sinistrado, leiloado etc.)
Faça com que sua equipe esteja sempre de olho na FIPE.
Dicas para revendedoras de carros
Quer começar a vender carros e não pensa em perder tempo? Uma forma de ganhar mais espaço no mercado é possuir uma gestão automatizada e simplificada para melhorar a prospecção de clientes, gerenciamento de leads, administração de estoque e gerenciamento de anúncios.
A digitalização de procedimentos e a automação de processos salva aos donos de negócio muito tempo na rotina de trabalho, reduz os erros e aumenta a produtividade – três aspectos que acabam impactando positivamente na lucratividade da empresa.
Software de gestão para venda de carros
O Autogestor é um software para venda de carros que possui diferentes funcionalidades pensadas justamente para quem trabalha com o mercado automotivo. Estamos há mais de 10 anos no mercado, já publicamos mais de 100.000 anúncios, são mais de 1000 contas ativas atualmente e estamos presentes em todos os estados brasileiros.
O Autogestor conta com:
- Gestão de estoque: saiba quais carros estão em negociação, quais estão reservados, quais foram vendidos e muito mais;
- Gestão financeira: estabeleça e controle melhor as comissões dos vendedores, tenha acesso às entradas e saídas, saiba qual a renda mensal, quantos pagamentos estão sendo realizados etc.
- Integração de anúncios: distribua os anúncios dos seus carros para mais de 70 plataformas no Brasil de um só lugar e controle a exibição dessas campanhas em um painel intuitivo;
- Edição de fotos: melhore a seleção de imagens do seu negócio com um editor de fotos exclusivo;
- Administre leads e oportunidades com CRM: CRMs são ferramentas de vendas fundamentais para quem quer um processo comercial mais inteligente e conversivo. O Autogestor conta com um sistema personalizado para venda de carros.
Ficou curioso e quer saber mais? Acesse nosso site e peça um teste grátis.