Mercado de automóveis em 2023 traz novidades

Neste artigo, abordamos as principais tendências para o mercado de automóveis em 2023 e mostramos como se atualizar com elas.
banner de blog com texto mercado de veículos em 2023. do lado direito, uma mão virando um dos cubos que marca o ano de 2 para 3, transformando 2022 em 2023

Neste artigo, mostraremos todas as novidades do mercado de automóveis em 2023 e como isso pode impactar as lojas de carro no Brasil. Confira. 

O mercado automotivo em 2022

Para falar do futuro, é primeiro necessário olhar para o passado e entender qual o cenário base para o desenvolvimento do setor automotivo no Brasil. 

Em 2022, o país ocupava a 9ª posição como produtor automotivo e a 7ª posição como consumidor com mercado interno. 

Depois da pandemia, a recuperação vem sendo sólida, e a produção de automóveis em julho de 2022 foi a maior desde novembro de 2020 (dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea).

Já no anuário de 2021 do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), um estudo da consultoria de negócios McKinsey apontou aumento provável de 7% até 2023 para o mercado de reposição automotiva.. 

Nesse anuário, também ficou clara a importância do setor de autopeças para a economia do país, já que havia estimativa de aumento de 46% no faturamento de 2021 em relação ao ano anterior, ajudando o país a sair da crise pandêmica. 

Esses números mostram a reestruturação do setor após um forte impacto e retrocesso, o que indica a necessidade de mudanças na forma de trabalho para acompanhar o mercado internacional. 

Abaixo, separamos algumas tendências do mercado de automóveis em 2023 para você se atentar. 

Tendências para o mercado de automóveis em 2023

As tendências abaixo exploram tanto o foco do mercado automotivo (montadoras e lojas) quanto dos consumidores. Confira.

1 Foco no usuário

Muitos mercados têm mudado a abordagem de negócios para oferecer uma experiência mais personalizada e agradável aos consumidores, não poderia ser diferente no automotivo.

Houve grande mudança no comportamento dos condutores, cada vez mais criteriosos e exigentes com tecnologias e diferenciais, em parte motivados pela grande quantidade de informações disponíveis na internet. 

Para atender esse novo perfil, as empresas têm adotado, como estratégia, o atendimento multicanal: redes sociais, e-mail, telefone, sites, lojas e muito mais. 

Essa abordagem facilita o oferecimento de serviços diversos, como orçamentos de financiamentos, agendamento de test-drive, feedbacks, reclamações, contratação de seguros etc. 

Os carros também estão evoluindo, com integrações cada vez mais inteligentes com smartphones e outros aparelhos. Essa conectividade vem através da Internet das Coisas e possibilita maior conforto, informação e segurança para os condutores. 

2 Retomada da negociação de veículos usados

O Jornal do Carro do Estadão noticiou que o preço do veículo usado disparou durante a pandemia. Isso em grande parte por conta da alta procura dos consumidores por esses automóveis, já que houve escassez de chips para a produção de carros novos. 

Em 2023, já com a retomada da entrega de peças, as fábricas ampliaram suas produções, e isso fez com que mais veículos novos chegassem às lojas. 

Dessa forma, o setor de usados vêm registrando queda nos preços, pouco a pouco retomando os padrões pré-pandêmicos.

Ainda assim, as concessionárias que trabalham com seminovos possuem grande mercado para explorar nos próximos meses.

3 Crédito para carros com combustíveis alternativos

As preocupações socioambientais vêm gerando pressões cada vez maiores no setor automotivo. Na busca por alternativas renováveis ou de menor impacto ambiental, as montadoras estão disponibilizando cada vez mais carros com etanol, biocombustível, modelos elétricos ou híbridos e mais. 

O Automotive Business noticiou em Janeiro de 2022 que o BNDS anunciou uma linha de crédito voltada para caminhões, ônibus, máquinas agrícolas ou outros bens de capital com menos impacto no meio ambiente. 

Novas políticas desse tipo devem ser implementadas continuamente em outros países do mundo. Na Europa, metas ambiciosas para adoção de carros elétricos já estão em vigor em diversos países. 

Podemos destacar:

4 Alta dos investimentos das montadoras no Brasil

A notícia do Automotive Business que fala dos carros elétricos também destaca o esforço das montadoras no Brasil. Apenas com os aportes anunciados até o meio de 2022, os fabricantes de automóveis de passeio, caminhões e ônibus iam aplicar quase 52,6 bilhões de reais até 2025 no país em infraestrutura, novos veículos e outros investimentos.

5 Retorno dos importados no Brasil

O Brasil, apesar das 57 fábricas de 27 montadoras distintas, também compra e importa muitos carros da América do Sul e de outras partes do planeta. Com a normalização do ecossistema de comércio global, as entregas desses automóveis ao país devem retomar o patamar pré-pandêmico.

6 Agilização de processos

A tecnologia tem facilitado a vida das pessoas em diversas áreas, e a negociação de automóveis foi uma delas. Processos burocráticos em cartórios agora estão cada vez mais ágeis, como o registro de veículos, por exemplo. 

Essa simplicidade no fechamento dos acordos pode ser determinante para muitos motoristas, já que corta custos e tempo, além de evitar erros no procedimento. 

Normalmente, a agilização de processos vem com a contratação de produtos e serviços, como softwares para auxiliar no controle de estoque, gestão financeira etc.

7 Uso da tecnologia na venda

O processo de negociação de automóveis sempre foi muito analógico, dentro das concessionárias e lojas automotivas pelo Brasil. Contudo, com o desenvolvimento de ferramentas digitais no cenário dinâmico da internet, surgiram soluções capazes de facilitar o atendimento e a gestão das lojas.

Isso inclui tecnologias para otimizar o marketing, melhorar a gestão de estoque, lidar melhor com os prospectos e potenciais clientes, além da emissão de notas fiscais, geração de contratos, pesquisas, simulações etc. 

Cada vez mais concessionárias devem adotar ferramentas digitais e de automação em seus processos, tornando o cenário mais competitivo entre elas.

O AutoGestor pode auxiliar sua concessionária na venda de carros

O AutoGestor é uma ferramenta de integração de anúncios, CRM e gestão de estoque que auxilia concessionárias na venda de veículos. Nosso sistema oferece facilidades para lojas em todo Brasil e possui mais de 1500 usuários satisfeitos aproveitando a plataforma neste exato momento. 

Se você quer estar por dentro das tendências no mercado de automóveis em 2023, precisa realizar um teste grátis da nossa ferramenta e conferir em primeira mão o que podemos fazer por você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Posts

Astronauta em órbita
Tecnologia

Vamos decolar com o RocketAG?!

Facilite seu dia a dia e tenha mais tempo para focar nas suas vendas. Informe apenas a placa ou o Chassi do veículo e nós cuidamos do preenchimento de diversos

Leia Mais »
Selecione um contato
Falta Pouco!