Podemos pensar no processo de vendas em duas etapas distintas: marketing e vendas. Na parte de marketing, temos a atração, captação, qualificação e conversão de pessoas em interessados para sua empresa. É o marketing que aproxima seu produto dos consumidores.
A parte de vendas lida com o relacionamento direto com um potencial cliente, finalizando a negociação. Aumentar vendas em tempos de crise pode ser feito a partir dessas duas frentes. Por um lado, pode gerar mais interessados com o marketing. Por outro, pode melhorar sua taxa de sucesso em vendas com o seu time comercial.
Abaixo, separamos cada uma dessas frentes em três pilares.
Estratégias de marketing para atrair mais pessoas
Aqui, iremos falar principalmente das estratégias de marketing para revendas e concessionárias.
Anúncios
Uma das melhores maneiras de gerar mais oportunidades para sua empresa é aumentar o número de pessoas que alcança com a sua mensagem. E os anúncios fazem exatamente isso.
Você pode inserir seus produtos nos principais sites e plataformas do mercado, incluindo Facebook, Instagram e Google.
Um bom anúncio:
- Comunica seu produto;
- Fala de uma dor do cliente;
- Resolve essa dor com sua solução;
- Instiga, educa e atrai.
Falando assim, pode parecer muito difícil, mas alguma prática já ajuda. Abaixo, alguns exemplos para te inspirar:
- “Cansado de ouvir seu carro velho ranger de manhã? Troque por um modelo mais novo hoje mesmo! Concessionária X – aceitamos seu carro na negociação”
- “Quem gosta de aventura escolhe um Y. O melhor SUV para quem ama o Off-Road! Condições exclusivas de parcelamento”
- “Você nunca dirigiu um sedan como esse. X, o carro do futuro. Tecnologia, conforto e segurança em parcelas de até R$800,00”
Lembre-se, contudo, que cada carro precisa de seus próprios anúncios. Caso não queira se perder dentro das diferentes plataformas de gerenciamento de anúncios, o ideal é usar uma ferramenta que centralize todas as informações em um só lugar.
Campanhas promocionais
Use datas comemorativas e momentos específicos do ano para instigar os potenciais compradores com campanhas promocionais.
Natal? Que tal condições para “garantir um presentão” no final do ano ou “não precisar mais andar de trenó com o bom velhinho”? Lembre de associar essas campanhas a condições de compra que justifiquem uma comunicação diferente.
Isso pode não depender apenas da sua revenda ou concessionária, mas saber quais são os termos negociáveis para divulgar nas suas estratégias é um bom ponto de começo.
Aniversários de empresa também são excelentes oportunidades para chamar a atenção de potenciais compradores e garantir uma renovação de estoque.
Parcerias
Uma forma de chamar mais a atenção das pessoas é compartilhar públicos. O ramo de carros pode parecer extremamente fechado e competitivo, mas você pode fazer associações de acordo com o perfil dos seus compradores.
Sua revenda é especializada em SUVs e carros esportivos para quem gosta de dirigir fora das estradas? Que tal fazer campanhas e eventos em conjunto com grupos de motoristas, associar com marcas de esportes e vida ativa? Desse jeito, estará onde estão seus potenciais clientes e pode mostrar o que tem de melhor.
Estratégias para aumentar vendas em tempos de crise
Não adianta apenas chamar mais pessoas para sua loja se, quando elas chegam lá, sua equipe de vendas não consegue lidar com a demanda e deixa as oportunidades escaparem.
Ter um bom processo de vendas vai fazer com que a sua comunicação acerte o ponto certo e você feche mais negócios.
Isso é benéfico para momentos de grande movimento, claro, mas também para quando há crise. Afinal, se você tem poucas chances de vender, cada pessoa conta.
CRM
O CRM é uma ferramenta de gerenciamento de contatos para o time comercial que tem como objetivo principal rastrear e acompanhar todos os pontos de aproximação entre uma pessoa e seu time comercial.
Com um CRM, suas vendas ficam muito mais assertivas e geram melhores oportunidades. Não será mais necessário anotar informações em blocos de notas ou ficar tentando lembrar quando ligar para determinada pessoa.
Esses gerenciadores automatizam muitas tarefas, disparam e-mails, adicionam lembretes para realizar ligações e muito mais.
Todo o seu time pode acompanhar o fluxo de consumo dos usuários na base, você pode gerenciar comissões e até determinar quem fará cada abordagem.
Mais treinamento
Às vezes, não basta ter boas intenções, a estratégia de vendas só não é boa. E isso pode ocorrer por diversos motivos. Desde problemas com a apresentação do carro e das condições de pagamento até má qualificação na postura e maneira de tratamento dos clientes.
Treinamentos de venda podem ser feitos de diversas formas. Existem plataformas de ensino específicas no mercado para vendedores de carro que podem ajudar a vender mais em tempos de crise e profissionalizar sua equipe.
O importante é entender que o processo de vendas não é algo místico que cai do céu. Pelo contrário, a área comercial é muito técnica e estudada por especialistas há décadas.
Por isso, não adianta fechar o rosto e recusar novas ideias. Em alguns casos, é necessário mudar a abordagem de vendas e se atualizar.
Foco no consumidor
Vender carros pode parecer simples. Você arranja o carro, anuncia e espera os interessados. Mas se não tiver preocupação para entender quem quer comprar e qual o perfil do seu cliente, não vai perdurar por muito tempo.
O foco no consumidor é fundamental para gerar vendas mais tranquilas e não ter dores de cabeça no futuro. Afinal, você não quer um comprador insatisfeito dizendo que comprou um carro de você e que se sentiu enganado.
Para evitar esse tipo de problema, é bom saber para quem vende, se a pessoa tem o perfil da sua revenda ou concessionária etc.
Não deixe que a pressa de esvaziar seu estoque te incentive a empurrar carros para desavisados.
Aumentar as vendas em tempos de crise não é mágica
Não adianta só torcer para que algo magicamente aumente vendas em tempos de crise. É necessário trabalhar para isso. Às vezes, só trabalhar mais também não vai resolver. Atualizações tecnológicas e o uso de ferramentas mais eficientes pode gerar resultados melhores.
Escolha começar por anúncios melhores e um CRM. Dessa forma, atrai potenciais clientes e pode controlar o contato com eles de forma mais organizada. Caso queira saber mais sobre isso, clique aqui.