Como vender mais sem aumentar a equipe na sua Revenda de Veículos

Em um mercado altamente competitivo, aumentar as vendas é um grande desafio. Muitos empreendedores, preocupados com o sucesso do seu negócio, buscam saídas para lucrar mais e acabam se deparando com o seguinte dilema: como aumentar as minhas vendas sem aumentar os meus gastos?

É pensando nisso que muitas empresas acabam investindo na abertura de filiais e na contratação de novos vendedores para a sua equipe. Apesar de parecer uma saída óbvia, aumentar o quadro de profissionais pode acarretar em um aumento considerável nos custos da empresa e prejudicar a lucratividade do negócio. No final das contas, é necessário buscar alternativas que permitam à empresa vender mais e de maneira sustentável, buscando o aumento dos lucros com o mínimo de gastos possíveis.

Sendo assim, hoje vamos ajudar você a superar este dilema tão comum no mundo dos negócios. Confira agora algumas dicas de como vender mais veículos sem aumentar a equipe da sua revenda.

Gere e Qualifique Seus Leads

No panorama atual do mercado, tornou-se essencial adotar estratégias para a geração de novas oportunidades de negócio, que são os leads. Quanto mais leads forem gerados pela sua empresa, maiores serão as chances de concretizar uma venda e, consequentemente, impactar positivamente nos lucros da sua revenda de automóveis.

A geração de leads funciona basicamente por meio da coleta de informações de contato de possíveis clientes. Para isso, é necessário criar formas de captação desses dados. Normalmente, isso é feito na forma de um formulário que deve ser preenchido em troca de algum conteúdo ou benefício no site, como ebooks ou dicas exclusivas, ou por meio do cadastro de e-mail para recebimento de uma newsletter. Para fazer isso, é importante estar por dentro das principais dicas de marketing digital que você deve adotar na sua revenda.

Esses dados para contato também podem ser coletados diretamente com os clientes em feirões, eventos ou na própria loja.

Criada essa base de potenciais compradores, é necessário qualificá-los. Afinal, nem todo o lead gerado pela sua empresa está preparado para fechar negócio ainda. Enquanto algumas pessoas podem ter acabado de começar sua sondagem para compra de um veículo e nem sabem ao certo o que querem, outros estão em etapas mais avançadas em relação à decisão de compra.

Por isso, é fundamental saber peneirar esses contatos, ajudando os vendedores a identificar as pessoas que estão mais dispostas a fechar negócios e que vão demandar um menor esforço para alcançar esse objetivo. Saber diferenciar um simples curioso de um comprador já decidido vai aumentar a eficiência da equipe de vendas e economizar tempo e recursos.

Essa diferenciação geralmente é realizada por meio da nutrição desses leads, com o envio de conteúdos e o acompanhamento e categorização desses contatos. Para isso, é essencial tirar algumas informações do cliente, como a categoria de veículo que ele procura, a faixa de preço que está disposto a chegar, o modo de pagamento, se quer dar veículo na troca, enfim, perguntas que ajudem a identificar as estratégias que devem ser adotadas com cada um e tornar a venda ainda mais assertiva.

Conheça e Estude Público

Um passo muito importante para vender mais é identificar o seu público. Saber quais são suas principais demandas e necessidades é a forma mais eficaz de orientar o planejamento estratégico da empresa e direcionar estratégias que tenham apelo junto aos clientes.

Cada loja é diferente e há muitas variáveis em jogo. Por isso, se pergunte: o que o meu público busca na minha loja: atendimento, condições especiais? Qual o perfil das pessoas da região em que meu negócio está inserido? Que tipo de automóveis elas mais buscam? Quais as formas de pagamento favoritas?

Outro ponto importante é que os vendedores da sua revenda saibam ouvir os clientes que chegam à loja. Buscar entender o que procuram e a real necessidade de cada um pode fazer toda a diferença para identificar qual veículo se encaixa melhor no perfil daquele cliente e para direcionar a negociação de modo mais preciso.

Informações como essas ajudarão a sua empresa a desenvolver estratégias mais eficazes e a fechar negócios mais rapidamente. Saber com quem você está falando é essencial para manter o foco e poupar tempo e dinheiro.

Capacite e Motive Sua Equipe

Vender mais sem a necessidade de aumentar a equipe é um processo intimamente ligado à eficiência do seu time de vendas. Investir na capacitação dos vendedores é uma excelente maneira de otimizar processos e agilizar negociações, corrigindo suas fraquezas e potencializando seus pontos fortes.

Sendo assim, não hesite em fornecer treinamentos que foquem em melhorar o desempenho dos profissionais em relação a estratégias de vendas e aprofundem seus conhecimentos sobre veículos e o mercado de automóveis. Afinal, o vendedor precisa ter domínio sobre os automóveis que estiver negociando, passando autoridade e sendo capaz de ajudar o cliente na hora da escolha.

Além disso, é fundamental manter a equipe de vendedores sempre motivada. Profissionais motivados trabalham melhor, rendem mais e geram melhores resultados para a empresa. Para conseguir isso, engaje a equipe nos objetivos da empresa, oferecendo bonificações para quem atingir objetivos específicos, por exemplo. Mais do premiar, isso demonstra reconhecimento pelo trabalho realizado e pelo esforço dos profissionais em alcançar as metas estabelecidas.

Estabeleça Metas

Para aumentar as vendas da sua loja, é primordial ter metas claras e bem definidas. Isso vale tanto para objetivos individuais de cada vendedor como para a equipe como um todo. Com base no histórico da empresa, identifique os fatores que impactam diretamente as vendas da sua loja. Uma vez que tenha em mãos essas informações e em consenso com a equipe de vendas, estabeleça as metas de crescimento para o próximo período e faça um acompanhamento periódico do andamento desses processos.

Invista em um Sistema de Gestão

No mundo informatizado em que vivemos, praticamente todo e qualquer processo que seja repetitivo ou recorrente por ser automatizado. E para revendas de automóveis isso não é diferente. Por meio de ferramentas específicas é possível otimizar o tempo da sua equipe de vendas, tornando-a cada vez mais eficiente.

Por meio de sistema de gestão, é possível gerenciar todas as tarefas diárias do seu negócio, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda, automatizando e centralizando processos, como realização de pedidos, emissão de notas fiscais, controle de estoque, entre outros.

Desse modo, a equipe poupa tempo e pode se dedicar à elaboração de estratégias mais eficazes de venda e no contato com os clientes.

Ficou interessado? Então conheça agora as soluções da Autogestor para a sua revenda de automóveis. Por meio da nossa ferramenta de gestão digital que integra lojas, portais e pessoas, a sua empresa contará com uma solução completa para gerenciar seus processos e aumentar suas vendas.

Compartilhar:

Deixe uma resposta