Sistema Revenda de Carros

Como escolher o sistema de gestão ideal para sua Revenda de Carros

Um sistema de gestão ou ERP é um software que gerencia todas as tarefas diárias de um negócio, como a realização de pedidos, emissão de notas fiscais, controle e balanço de estoque, entre outros.

Ao fazê-lo de forma centralizada e automática, o ERP facilita e traz mais clareza aos processos da empresa, eliminando redundância, diminuindo os riscos de perda de informações e auxiliando na tomada de decisões e na definição de estratégias.

No setor automotivo não é diferente. Sendo assim, um sistema de gestão vai auxiliar a organizar os processos desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.

Como você pode imaginar, hoje contamos com inúmeras alternativas diferentes, com ferramentas que atendem do pequeno prestador de serviço a grandes companhias internacionais. Por isso, a escolha pode se tornar difícil.

Com isso em mente, neste post você vai ver como escolher o sistema de gestão ideal para sua revenda de carros e quais os principais critérios a serem analisados na hora da escolha.

Avalie Bem as Suas Necessidades

Saiba do que você precisa e por que precisa. Verifique como sua empresa pode se beneficiar de um software de gestão e como essa ferramenta pode ajudar a resolver os problemas do seu negócio. Não escolha apenas porque recebeu boas referências ou leu boas avaliações online.

No segmento de revenda de automóveis, um sistema de gestão deve facilitar processos como controle de vendas, identificação do perfil dos clientes, acesso a cadastros, processos de pós-venda, otimização de estratégias, entre outros.

No entanto, cada negócio tem suas particularidades. Há negócios mais complexos e que precisam de sistemas mais elaborados, enquanto que em outros o foco são tarefas mais simples, como controle de estoque. Por isso, é essencial decidir a prioridade da sua empresa e verificar se ela é atendida pela ferramenta.

Verifique a Facilidade de Implantação

Ao adquirir um sistema de gestão para a sua revenda de carros, é preciso que o software seja configurado de acordo com as particularidades da sua revenda, fazendo adaptações e buscando soluções extras, se necessárias.

Além disso, é preciso que todos os funcionários que farão uso do sistema passem por treinamento e orientações para usá-lo corretamente maximizar os ganhos. Por isso, a escolha deve envolver profissionais de todos os setores.

Pensando nisso, não se esqueça de analisar as funcionalidades da ferramenta. Geralmente, quanto mais completa a solução, mais complexa ela é. Com isso, o treinamento e sua implantação podem demorar mais. Sendo assim, a implantação deve ser feita aos poucos, começando pelo básico e, posteriormente, incluir novas funcionalidades.

Priorize Soluções Focadas no Seu Segmento

Nem sempre a ferramenta considerada mais completa ou que abrange mais funcionalidades é a ideal para a sua revenda. Por isso, busque soluções voltadas para essa área. Com certeza um software de gestão focado no setor supermercadista não vai atender bem uma empresa do setor automobilístico.

Há sistemas voltados para o ramo de revendas de veículos, e que possuem particularidades e especificidades que atendem às principais demandas das empresas desse setor. Além disso, muitos desenvolvedores que prestam serviços customizados. Isso faz com que, ao optar por um sistema de gestão voltado a revendas de carros, a sua empresa ganhe com ideias que foram pensadas para outros clientes do ramo e que funcionaram bem.

Foque na Segurança

Quantas vezes não vivemos aquela situação em que um computador da empresa apresentou um problema e todos os arquivos dele ficaram em risco?

Por isso, verifique qual é o tipo de segurança que a ferramenta oferece. E não apenas em relação ao tipo de armazenamento, que pode ser em nuvem ou local, mas também em relação à proteção e ao sigilo dos dados da sua empresa.

Por fim, verifique se a solução escolhida oferece funcionalidades como rastreabilidade de usuários, criptografia e cópias de segurança.

Busque Sistemas Confiáveis

Há ainda um outro aspecto muito importante na hora da escolha do sistema de gestão ideal para a sua revenda: confiabilidade. O fornecedor é confiável? Qual é o histórico dessa ferramenta no ramo de revendas de carro? Alguma empresa do segmento utiliza esse serviço?

Valores mais baixos podem ser tentadores, mas é essencial que a escolha se baseie também na experiência e na confiabilidade do fornecedor do sistema.

Procure por empresas de perfis semelhantes que utilizem o software que você pensa em adquirir. E não se limite ao ramo de atuação. Veja quais empresas do mesmo porte ou número de clientes fazem uso desse sistema e se ele atende às demandas.

Analise Custos e Valores

Esse é um investimento que precisa se adequar ao orçamento da sua empresa. Avalie sua situação financeira e os valores e condições de pagamentos oferecidos pelo fornecedor.

Há diversas soluções no mercado, e você vai se deparar com os mais diversos valores. Não se deixe levar por custos muito baixos, mas não confunda ‘caro’ com ‘bom’. Busque o melhor sistema de gestão dentro das possibilidades financeiras da sua revenda de carros e analise o retorno que essa ferramenta pode trazer.

Nunca considere o ERP como um gasto, e sim um investimento que trará benefícios para os seus negócios.

Garanta a Estrutura Necessária

É essencial avaliar os equipamentos necessários e a compatibilidade para a instalação e implantação da ferramenta. Verifique aspectos como requisitos mínimos do hardware, sistema operacional compatível, banco de dados, licenças de softwares, entre outros.

Por isso, esse é um tópico diretamente ligado ao anterior. Verifique as especificações técnicas e considere a necessidade de adquirir ou atualizar a estrutura da sua revenda na hora de escolher o melhor sistema de gestão.

Esses são alguns pontos para ter em mente antes de adquirir um ERP para a sua revenda de carros. Essa é uma decisão que deve envolver todos os setores da empresa e ser visto como um investimento que deve atender às necessidades da empresa e da equipe.

Uma boa solução que automatize, facilite e digitalize os processos, somada a um software eficiente e uma equipe bem treinada, trarão muitos benefícios à sua revenda e vão colocá-la num patamar mais alto nesse mercado tão competitivo.

Compartilhe conosco suas experiências e expectativas. Deixe-nos um comentário!

Compartilhar:

Deixe uma resposta