Marketing digital para Revendas de Veículos

7 dicas de marketing digital para Revendas de Veículos

O Marketing Digital trouxe inúmeras possibilidades e estratégias que podem ser adotadas por empresas de todos os segmentos e que, se bem aplicadas, podem aumentar a visibilidade da sua empresa, atraindo novos clientes e gerando mais oportunidades.

Pensando nisso, hoje selecionamos 7 dicas valiosas de Marketing Digital para colocar a sua revenda de veículos em evidência na internet.

1 – Crie um Site

Ter um site para a sua revenda é essencial e vai muito além de simplesmente conter o catálogo de veículos e informações para contato. Esses itens também são importantes, mas é fundamental focar na experiência do usuário, otimizando seu site para que ele se torne um canal de atração de possíveis clientes.

É fundamental pensar em sites que se adaptem para dispositivos móveis, pois cada vez mais pessoas têm acesso e utilizam seus tablets e smartphones para navegar, interagir, pesquisar e comprar.

E não basta apenas ter uma página responsiva, que se adapte aos diferentes tipos de tela. A dica valiosa aqui é, se possível, investir em um layout exclusivo e customizado para cada dispositivo, criando uma experiência única para o usuário. E, claro, sem nunca esquecer das pessoas que acessam sua página pelo computador.

2 – Tenha um Blog e Produza Conteúdo de Qualidade

Juntamente com seu site, invista em Marketing de Conteúdo. Na internet, o blog se tornou uma ferramenta essencial na construção de autoridade, credibilidade, competitividade e atração de clientes.

Sendo assim, investir na produção de conteúdos para blog pode fazer com que muitos clientes indecisos cheguem até você e pendam para o seu produto. Para isso, é essencial produzir materiais de qualidade e que sejam atraentes e relevantes para o seu público.

E vale ressaltar: ter um blog não se trata de divulgar ações ou produtos. Tenha em mente as dores do seu cliente, entenda o que ele busca e disponibilize conteúdos que eduquem e informem, levando-o mais perto da decisão de compra.

Outra dica é não se prender apenas a textos. Produza infográficos, vídeos, planilhas, podcasts e ebooks. Diversifique o formato, tornando seu conteúdo ainda mais atrativo e dinâmico e criando experiências positivas para o usuário.

Por fim, é essencial manter esse canal sempre atualizado. Defina pautas e faça um planejamento para a postagem desse conteúdo. Com o passar do tempo, você vai entender a frequência ideal para a divulgação de novos materiais e quais os assuntos são os mais procurados pelo seu público.

3 – Invista em SEO

SEO (do inglês, Search Engine Optimization) significa otimização para os mecanismos de busca, como Google e Bing. Essas três letras definem um conjunto de estratégias que têm como objetivo fazer com que os buscadores identifiquem o site da sua empresa como relevante para o seu público.

Basicamente, o Google e outros mecanismos de busca contam com algoritmos que fazem uma varredura em todos os sites da internet, buscando entender os assuntos de que cada página trata. A cada busca que o usuário realiza, os resultados mostrados são elencados de acordo com a proximidade entre o conteúdo de determinado site e os termos pesquisados.

A ideia é sempre estar entre as primeiras páginas mostradas por esses buscadores, aumentando a chance de acesso. Por isso, se as informações que constam no site não são claras, é muito pouco provável que a sua empresa apareça no topo da página de resultados, diminuindo as chances de que o usuário acesse sua página. E é aí que entra o SEO.

Por meio de um conjunto de boas práticas, é possível otimizar o conteúdo do seu site e do seu blog para que o Google os interprete como relevantes para o público. Da utilização de palavras-chave ao longo de um post do blog ou ao renomear uma imagem, até o título da página e da URL do seu site, investir em SEO é fundamental para aumentar as chances de atração de novos clientes e oportunidades de negócios para a sua revenda.

Sendo assim, invista na contratação de um profissional ou empresa especializada na hora de desenvolver seu website e aumente as chances de aparecer para o seu público.

4 – Seja Ativo nas Redes Sociais

As mídias sociais estão cada mais presentes no dia a dia das pessoas. São inúmeras opções que englobam bilhões de pessoas de todo o mundo. E para que sua estratégia de Marketing Digital seja bem sucedida, estar junto ao seu público nas redes sociais e ser ativo nessas plataformas é fundamental.

As redes sociais não são só uma excelente ferramenta para o compartilhamento de conteúdos e divulgação de ações, mas um ambiente primordial para gerar engajamento e interação entre a sua revenda e o seu público. É por meio desses canais que ele vai se atualizar sobre as novidades da sua marca, comentar, tirar dúvidas e compartilhar conteúdos e experiências com outros usuários.

Mas atenção: saiba identificar onde seu público está. Não há necessidade de ter um perfil diferente em cada mídia social. Afinal, de nada adianta atualizar constantemente sua página no Google+ se seus clientes utilizam o Facebook. Por isso, faça testes e saiba identificar as redes sociais que mais geram retorno. Instagram, Twitter, YouTube e, principalmente, Facebook são canais que contam com muitos usuários e mais propícios para revendas de automóveis.

Feito isso, não foque somente em anúncios. Assim como no blog, busque compartilhar conteúdos atraentes e de qualidade, fornecendo informações relevantes e uma experiência positiva para o usuário. Porém, reste diferentes formatos, veja o que gera engajamento. Sua empresa pode se beneficiar de diferentes maneiras, seja com um meme ou um vídeo no YouTube.

Por fim, responda às interações que receber e atenda as dúvidas dos usuários. Isso é essencial para garantir uma boa experiência e ajudar a identificar possíveis crises, auxiliando a empresa a se antecipar e evitar danos à sua imagem.

5 – Utilize E-mail Marketing Segmentado

Um dos canais mais usados e uma das formas mais fáceis de atingir clientes ainda é o e-mail. É por meio dele que o cliente poderá receber uma newsletter com as últimas novidades, uma ação específica ou materiais ricos, como ebooks e infográficos.

Para isso, existem diversas ferramentas de automação que podem auxiliar no trabalho de identificação e segmentação desse lead. Essas plataformas automatizam o trabalho e ajudam a sua revenda a saber com quais clientes vale a pena manter o relacionamento para buscar novas vendas.

Porém, é importante que se faça um bom trabalho de atração e seleção desses clientes em potencial e planejar e acompanhar os conteúdos enviados. De nada adianta disparar e-mails indiscriminadamente, lotando a caixa de entrada do usuário e não trazendo conteúdos que engajem e interessem a ele.

Para atrair esses leads e ter uma base própria de potenciais clientes, coloque formulários no seu site ou divulgue o cadastro para receber a newsletter no Facebook, por exemplo. Assim, somente quem realmente se interessa pela sua empresa e seus produtos vai preencher com os dados necessários, o que vai auxiliar você a direcionar esses e-mails.

6 – Invista em Mídia Paga

Além do tráfego orgânico, que é aquele que chega naturalmente ao seu site, é possível tentar alcançar ainda mais pessoas por meio de anúncios pagos ou links patrocinados. Com ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads, sua revenda pode criar anúncios segmentados, direcionados para um público-alvo específico ou determinada palavra-chave pesquisada, por exemplo.

Isso aumenta as chances de sua empresa aparecer para mais pessoas interessadas em adquirir um veículo, de modo mais assertivo e com bons resultados. Você pode investir basicamente qualquer valor nessas campanhas. O custo vai variar de acordo com as especificações que você desejar.

Vale destacar que, enquanto o Facebook Ads é uma ótima ferramenta para gerar demanda, apresentando o seu negócios para mais pessoas, o Google Adwords trata com leads mais qualificados, uma vez que é baseado nos termos de busca relacionados ao seu negócio.

7 – Anuncie nos Classificados Online

Os sites e classificados online ainda são as grandes vitrines para empresas do setor automobilístico. Grande parte dos consumidores pesquisam e escolhem a revenda por meio desses sites. Das opções gratuitas como OLX ou grande portais como Webmotors, anunciar nessas plataformas é essencial para que o público consiga chegar à sua revenda.

O grande problema é que muitas empresas não têm o cuidado necessário com esse tipo de anúncio. Escreva as informações de maneira clara e organizada, faça a descrição detalhada e honesta para cada veículo, adicione fotos e mantenha o estoque atualizado. O mesmo vale para o seu site. Isso aumenta as chances de sua empresa aparecer para consumidores que se encontram nas etapas finais da jornada de compra.

Atualmente, estar presente na internet é essencial para gerar mais oportunidades de negócios. Porém, em um ambiente saturado e repleto de opções, é importante planejar e adotar estratégias que coloquem a sua empresa em evidência, atraindo novos clientes e aumentando suas chances de venda. O Marketing Digital nos fornece uma série de ferramentas extremamente valiosas e que, se bem aplicadas, podem fazer toda a diferença no sucesso da sua revenda de veículos.

E a sua empresa, já adota alguma dessas dicas que passamos? Como estão os seus negócios na internet? Compartilhe conosco suas experiências!

Compartilhar:

Deixe uma resposta