5 Dicas Para Vender Mais com o WhatsApp na Sua Loja de Veículos

No ano de 2017, o WhatsApp atingiu a marca de mais de 120 milhões de usuários no Brasil. Em todo o mundo, são 1,5 bilhão de pessoas conectadas no aplicativo.

Além disso, em janeiro de 2018, o aplicativo anunciou o lançamento no Brasil do WhatsApp Business. Trata-se de uma versão voltada para pequenas e médias empresas. A ideia é facilitar a vida de empresas e clientes, oferecendo ferramentas de comunicação mais otimizadas e possibilitando a visualização de informações importante como site e dados para contato, ao estilo de quando pesquisamos por um empresa no Google.

Assim, fica claro que o aplicativo, recentemente comprado pelo Facebook, é o próximo foco das ações de divulgação e venda de empresas de todos os setores.

E pode ter certeza: no mercado de venda de veículos isso não vai ser diferente. Por isso, listamos a seguir 5 dicas para a sua loja de veículos vender mais com o WhatsApp.

1. Gere Sua Própria Lista de Contatos

O primeiro passo para incrementar suas vendas via WhatsApp é gerar sua própria base de contatos, pessoas interessadas nos serviços e produtos da sua loja e com quem você manterá um relacionamento. Para isso, é fundamental instigar seus potenciais clientes a fornecer seu número de telefone e contatar a sua empresa por meio do aplicativo.

Sendo assim, comece divulgando o número da sua empresa e a possibilidade de contato via WhatsApp nas suas publicações nas redes sociais, site e blog. Além disso, solicite o telefone celular do cliente nos campos das Landing Pages que você criar e no cadastro da newsletter, por exemplo. Isso vai fornecer a você uma boa base de leads com a qual trabalhar suas ações futuras.

Por fim, analise o cadastro de clientes atual da loja. Identifique aqueles que utilizam o aplicativo, adicione-os à agenda e, importante, peça autorização antes de começar a enviar mensagens para eles. Lembre-se de que o WhatsApp é extremamente pessoal, e muitas pessoas podem se incomodar com um contato não consensual.

2. Mantenha Contato com Frequência

Assim como em qualquer outro canal de relacionamento com o cliente, para incrementar suas vendas com o WhatsApp é fundamental ter consistência nas mensagens enviadas. Para que o processo ocorra de maneira mais organizada e profissional possível, estabeleça um cronograma de publicações que serão enviadas à sua agenda, mantendo uma frequência que atenda o seu negócio e que esteja em sintonia com o perfil dos seus clientes.

Varie o formato: envie mensagens em texto, grave áudios e vídeos, utilize gifs, enfim, teste diversas variações e veja quais são mais bem recebidas pela sua rede de contatos. Manter uma relação frequente e dinâmica pode influenciar na receptividade do cliente à sua abordagem, além de manter sua loja no radar de quem busca eventuais novos negócios.

3. Utilize Lista de Transmissão…

Quase ninguém gosta de ser adicionado a grupos sem sua autorização. Sendo assim, no caso de vendas, fuja dessa alternativa, muito menos sem consentimento prévio. Para divulgar seu conteúdo para sua base de contatos, utilize a opção de Lista de Transmissão do aplicativo. Essa funcionalidade permite que você envie a mesma mensagem para até 256 contatos aos mesmo tempo, mas cada um vai recebê-la de maneira privada e individual.

Isso otimiza tempo e evita interações desnecessárias típicas dos grupos de WhatsApp, como correntes ou mensagens de bom dia. Além disso, você pode criar listas temáticas, o que permite que você segmente as mensagens de acordo com o perfil do cliente e sua etapa na jornada de compra.

4. … Mas Também Envie Mensagens Personalizadas

Apesar dos benefícios e da praticidade da Lista de Transmissão do WhatsApp, é fundamental manter um relacionamento humanizado e mais próximo ao seu clientes. Portanto, o que vale aqui é o bom senso.

E lembre-se: nenhuma compra é igual à outra. Por isso, mescle as mensagens em grupo com mensagens direcionadas especificamente para cada cliente, tratando-o pelo primeiro nome, enviando conteúdos que se encaixem no seu perfil e respondendo as interações que receber. Essa é uma excelente maneira de fazer com que o cliente sinta que está recebendo uma atenção especial e se sinta seguro para realizar novos negócios.

5. Ofereça Atendimento

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para enviar mensagens e manter o engajamento e o relacionamento com sua base de clientes. Porém, essa comunicação deve ser uma via de duas mãos, e não somente um espaço para envio de conteúdo.

Muitas pessoas se sentem mais confortáveis se comunicando por escrito ou por áudio, além de ser uma opção muito mais prática que o e-mail. Por isso, use o aplicativo para oferecer atendimento ao seu cliente, passar mais informações ou responder suas indagações, críticas e sugestões. Se possível, ofereça esse atendimento além do horário comercial.

Isso vai facilitar o contato e otimizar seu tempo, permitindo que você preste um atendimento de qualidade, além de atender pedidos de orçamento, receber e agilizar documentação e fechar uma venda.

Ficou claro que o WhatsApp vem se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para alavancar as vendas da sua empresa. A quantidade de usuários presentes no aplicativo, a possibilidade de uma linguagem mais informal e agilidade na interação que essa plataforma oferece são extremamente convidativos para um mundo cada vez mais conectado.

Por tudo isso, não perca mais tempo e comece agora a utilizar o WhatsApp para melhorar as vendas da sua loja de veículos!

Compartilhar:

Deixe uma resposta