Neste artigo, vamos explorar o pagamento PIX em concessionárias e exploraremos as vantagens e desafios da aplicação desse método. Continue lendo para saber mais.
Principais vantagens do PIX para concessionárias
Falar de PIX em concessionárias implica em falar numa loja automotiva que não trabalhe apenas com a venda de carros. Isso porque o limite para transações não permite o pagamento à vista de um veículo. Ainda assim, existem outras formas de usar o PIX.
Para serviços de manutenção, venda de acessórios e peças, contratação de seguros, entrada em consórcios e financiamentos e outros, essa forma de pagamento inovadora é uma excelente alternativa para as lojas que querem colher os seguintes benefícios:
- Sem restrição de funcionamento, permitindo pagamentos PIX em qualquer dia da semana e qualquer horário;
- Sem taxas à pessoa física, estimulando a escolha do método pelos clientes;
- Facilidade de pagamento e agilidade no recebimento, tornando o método útil para clientes e vendedores.
O PIX já vem se tornando um dos métodos de pagamento mais comuns no país. Abaixo, vamos destacar ainda mais alguns dos benefícios supracitados.
1. Redução de custos com taxas
As transferências bancárias pelas instituições financeiras normalmente exigem uma série de taxas. Esse acúmulo de valores extras desestimula muitos compradores, até porque alguns desses valores são proporcionais ao valor da transação, o que pode tornar qualquer transferência desnecessariamente onerosa.
E a transferência entre diferentes bancos aumenta ainda mais o valor.
Contudo, com o PIX, as pessoas não precisam pagar taxa alguma. A longo prazo, essa economia nas transferências é extremamente vantajosa para todos os envolvidos.
2. Maior praticidade
Transações financeiras, dependendo do valor, podem ser burocráticas. É necessário informar uma série de informações sobre a empresa e o cliente para se certificar de que o envio do dinheiro foi feito para a conta certa – e o valor ainda pode demorar a ser registrado.
O PIX tem transferência quase imediata graças à virtualização e digitalização de processos, o que torna o procedimento mais simples. Com um CPF, CNPJ, QR Code, número de telefone ou código aleatório as duas partes envolvidas já conseguem negociar e transferir dinheiro.
3. Maior segurança
Quem mexe com a venda de carros sabe que existem muitos golpes financeiros na compra e venda de veículos. O PIX ajuda a eliminar alguns dos principais esquemas porque o dinheiro cai na hora e pode ser verificado pelos vendedores, evitando a falsificação de comprovantes de depósitos, cancelamento de transferências ou outras estratégias mais.
Ainda assim, atenção na hora de conferir se o pagamento caiu.
Conforme a segurança nos pagamentos evolui, também evoluem as formas de golpes – é impossível falsificar um pagamento caindo na sua conta que você pode conferir, mas existem outras formas de induzir vendedores ao erro.
Como funciona o PIX para concessionárias?
O ideal é registrar um número PIX por QR Code ou número aleatório, evitando usar CPF dos vendedores ou donos da concessionária. Também é ideal que o valor caia na conta da empresa, e não da pessoa física responsável pela transação.
Lembre-se que a concessionária ainda é obrigada a emitir nota fiscal e registrar todas as transações financeiras.
Quando posso usar PIX na minha concessionária?
As pessoas querem praticidade na hora de contratar serviços e comprar produtos. Oferecer PIX em concessionária é uma forma de gerar uma experiência melhor para os clientes. Separamos algumas das principais formas de uso do método de pagamento nas lojas.
Manutenções de veículos por PIX
Serviços de manutenção de veículos (alinhamento de suspensão, balanceamento de rodas, troca de fluidos, diagnóstico de partes elétricas etc.) estão cada vez mais presentes em concessionárias – centralizando todo o atendimento ao cliente.
Além da vantagem de manter o cliente “em casa” com esses serviços, as lojas podem ter maior lucro e convencer mais clientes com pagamentos por PIX, já que a maioria dos serviços fica muito abaixo do teto máximo de transferência.
O consumidor ganha manutenção de qualidade e não precisa sacar grandes quantias para ver o carro funcionando plenamente.
Revisões de veículos por PIX
As revisões preventivas são periódicas e fundamentais para o carro continuar rodando como planejado. Os pagamentos por chave PIX ainda permitem que os clientes agendem as manutenções junto com o agendamento dos pagamentos pelo banco.
Entrada na compra de um veículo por PIX
O limite atual para pagamento durante o dia pelo PIX é de 3 mil reais, enquanto pagamentos noturnos chegam a mil reais. Para concessionárias que permitem baixos valores de entrada, oferecer o PIX é uma forma de motivar os clientes a fechar uma venda.
Como a transferência é praticamente instantânea, o processo de aprovação fica mais ágil e ajuda os clientes a saírem da loja de carro novo.
Além disso, são excluídas as taxas de cartões de crédito e transferências bancárias TED e DOC.
Compra e venda de acessórios e peças por PIX
Outra área que pode aproveitar e muito o pagamento PIX em concessionárias é a parte de acessórios e peças. Produtos originais de fábrica e recomendados para os modelos não precisam mais de papel moeda ou pagamentos por cartão que possuem juros e taxas altas para as lojas.
Dicas para implementar o PIX em concessionária de maneira segura
Sempre vale a pena repetir: o PIX é confiável e seguro, visto que é regulado pelo Banco Central do Brasil. É raro ver o sistema fora do ar e as plataformas possuem diversos sistemas de segurança para evitar golpes.
No caso dos vendedores de carro, a principal preocupação deve ser com exposição dos dados da empresa, já que o pagamento pede uma chave correspondente a uma conta bancária onde o valor será depositado. Normalmente, as pessoas optam por CPF, CNPJ, número de telefone ou e-mail, e raramente lembram das chaves aleatórias.
O uso dos dados pessoais ou delicados da empresa geram risco porque pessoas mal intencionadas podem tentar golpes de falsidade ideológica simulando trabalhar para as concessionárias.
A melhor forma de evitar isso é usar o PIX QR Code que não exibe nenhum dado vital da loja para permitir o pagamento.
Gostou das dicas sobre PIX em concessionárias? Acesse nosso blog para conferir mais dicas de gestão de lojas de carros.